Sou o mundo

EU E O MUNDO

Há uma conexão muito forte entre mim e o mundo em que vivo. Talvez não eu saiba discernir direito qual é essa conexão, talvez sinta que ela não faz parte do meu dia-a-dia, talvez nem a sinta todos os dias, mas ela existe, está aí, está aqui, em mim, no outro, no mundo. Somos inseparáveis...o mundo e eu. Tudo em mim tem um quê dele e me vejo nele quando o vejo de fato...quando olho. Sou um pouco de tudo e constituída de tudo um pouco. Eu sou um mundo em mim mesma e o mundo é feito de pequenos "eus" como eu. Não há como ferir o mundo, matar o mundo, maltratar o mundo, poluir o mundo etc sem que eu faça isso comigo mesma. Se respiro, respiro o ar que o mundo me oferece e que eu ofereço ao mundo. Se jogo lixo fora de qualquer maneira, o lixo volta para mim de alguma maneira. Se desdenho uma pessoa por qualquer motivo, com certeza haverá uma pessoa que me desdenha e com motivos! Se maltrato um animal porque o julgo inferior ou um ser irracional, não há dúvidas que serei matratada pela natureza que é sábia e nada irracional como eu. Enfim, tudo o que sou, também o é o mundo. Sou o mar que poluo, sou o ar que contamino, sou o alimento que jogo fora, sou a floresta que derrubo, sou o animal que maltrato, sou o homem que mato. Tudo volta para mim, mesmo que não perceba. É um bumerangue. 
Encontrar o equilíbrio dessa relação tão delicada e ao mesmo tempo tão intensa, isso sim é a verdadeira arte de viver. Esse equilíbrio não é difícil de achar, não é difícil viver. A complicação está em nós e ela se mostra quando simplesmente passamos por uma árvore sem admirar sua copa, frutos, flores, vida animal. É complicado andar pela rua e não escutar o canto de um pássaro sem ouvi-lo. É complicado fingir que não vimos o por-do-sol colorir o fim do dia e não olhamos sua cor. Isso é complicado. No entanto, andamos pelo mundo como se fôssemos autômatos e dizemos "mundo complicado"!
Olhe ao redor. Olhe agora. Pare de ler e olhe para o lugar onde você está. Viu? Sentiu? Tocou? Saboreou? Não?! Tente. Pelo menos tente. Só um pouco. Só um momento. Perceba sua respiração. Perceba você. Note: o mundo respira no seu tom. Você tem a cor do por-do-sol. E pode ouvir o som das plantas e pode falar com o dia. 
Pode ser que você esteja achando esse texto poético demais para seu gosto. É isso? Está achando? Então saiba que você acha isso porque está acostumado a ler textos didáticos, técnicos, de auto-ajuda, de exortação. Deixe sua mente fluir com o rio, deixe seus pensamentos correrem como cavalos selvagens. Tenho certeza que você verá o quanto você se parece com o mundo e o quanto você pode usufruir dele e de você ao mesmo tempo.
Viver é ser. Só isso.

Comentários